Botafogo usa tecnologia para otimizar o desempenho físico dos atletas

O treinamento físico moderno, realizado com qualidade, deve ser constantemente monitorado por meio de controle fisiológico, direcionado para o desenvolvimento apropriado das qualidades físicas pertinentes à atividade esportiva.

Visando melhorar o rendimento físico dos atletas e evitar lesões, o Botafogo-PB começou a utilizar desde o início da pré-temporada, um aparelho mede frequência cardíaca dos atletas em tempo real.

O Firstbeat consiste de uma espécie de cinto que é inserida nos atletas na região abaixo do peito durante os treinamentos, captando a frequência cardíaca e transmitindo por radiofrequência a uma distância de até 200 metros a uma antena receptora. Essa antena, ligada a um notebook, recebe o sinal e repassa os dados a um software, que os organiza em tempo real.

Esse equipamento é comandado durante os treinos do Botafogo pelo auxiliar Marcos Galgaro, mais conhecido como Marcão. Ao lado do campo ele acompanha as informações fornecidas pelo software e as informo ao preparador físico Gamarra e aos demais integrantes da comissão técnica, de maneira a aumentar, manter ou diminuir a carga do treinamento prevista a determinado jogador como também ao nível de esforço obtido durante uma partida. Isso possibilita atingir com precisão o objetivo programado além de dar subsídios para fazer uma alteração de um jogador pelo outro quando a questão for à condição física desempenhada durante a partida.


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem citar a fonte PB Esportes.
Textos, fotos, artes e vídeos do PB Esportes estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.
PB Esportes – Há 5 anos fazendo a melhor cobertura com credibilidade. #EuMeLigo #No #PBEsportes5anos!

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem citar a fonte PB Esportes. Textos, fotos, artes e vídeos do PB Esportes estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Deixe um comentário