Botafogo inova na recuperação física dos atletas

É mais do que comum ver jogadores de futebol dentro de banheiras com uma grande quantidade de gelo após os treinamentos e também após o término dos jogos.

Esta técnica, conhecida como crioterapia, começou na década de 70 e tem ganhado versões cada vez mais modernas, sempre com objetivo de auxiliar na regeneração muscular após intensos exercícios. Neste sentido, o Botafogo-PB resolveu inovar, ou melhor, resolveu experimentar uma nova técnica. Agora os atletas estão entrando na água gelada no intervalo do primeiro para o segundo tempo nas partidas do Campeonato Brasileiro da Série C.

Esse novo procedimento respaldado pelo técnico Itamar Schulle está sendo testado pelo preparador físico Carlos Gamarra juntamente com seu auxiliar, Marcos Galgaro.

Gamarra, especialista em fisiologia do exercício, reforça que a imersão na água gelada é somente para os atletas que quiserem fazer:  “Embora existam diversos artigos falando sobre a crioterapia, ainda não encontramos dados científicos que possam comprovar o benefício durante o intervalo das partidas.  Por isso que estamos em fase de teste e dessa maneira deixamos por opção de cada atleta fazer ou não”.

Os atacantes Rafael Oliveira e Dico não só vem utilizando como também aprovam, salientando os benefícios do novo método utilizado.

Há um grande número de evidências científicas que indicam que a imersão em água gelada atenua o quadro de dor do dia seguinte e melhora sensivelmente a recuperação pós-exercício, principalmente do processo decorrente de atividades intermitentes de longa duração, como o futebol.

“A nossa ideia primeiramente é diminuir a temperatura corporal e consequentemente baixar a frequência cardíaca para que os atletas possam se reestabelecer fisiologicamente durante o período em que se encontram no vestiário”, acrescenta o preparador físico Gamarra.

PB Esportes com Ascom\Botafogo-PB

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem citar a fonte PB Esportes.

Textos, fotos, artes e vídeos do PB Esportes estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

PB Esportes – Há 5 anos fazendo a melhor cobertura com credibilidade. #EuMeLigo #No #PBEsportes5anos!

Envie informações à Redação do PB Esportes por meio do Whatsaap através do telefone (83)996550823.

Envie informações à Redação do PB Esportes por meio do Whatsaap através do telefone (83)996550823.

Deixe um comentário