Grupo B dispara na liderança de acessos pela Série C

A Série C do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez desde que adotou o atual formato em 2012, teve todos os acessos concentrados em apenas um grupo. O Grupo B deu “olé” no Grupo A e subiu os quatro clubes classificados na Primeira Fase à Série B. Botafogo-SP, Operário-PR, Cuiabá-MT e Bragantino-SP não deram a menor chance a Botafogo-PB, Santa Cruz-PE, Atlético Acreano-AC e Náutico-PE. Com as quatro vagas garantidas, o Grupo B chegou a 16 acessos, ante 12 do Grupo A, segundo levantamento do Sr. Goool.

Em sete edições da nova Série C, o Grupo B já havia chegado perto do aproveitamento de 100% em duas oportunidades. Há três anos, por exemplo, Tupi-MG, Londrina-PR e Brasil-RS subiram pelo Grupo B, enquanto o Vila Nova-GO marcou presença para o Grupo A. O “intruso” em 2016 foi o ABC-RN. Guarani-SP, Juventude-RS e Boa Esporte-MG completaram a festa para o Grupo B.

Mas nem sempre o Grupo A decepcionou como na atual temporada. Pelo contrário! Em 2013, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Santa Cruz-PE por pouco não colocaram os quatro clubes na Série B, assim como em 2017 com Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e CSA-AL. Tradicionalmente, o Grupo A conta com clubes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto o Grupo B fica com Sul e Sudeste.

Na edição 2018, com a avalanche de nordestinos, a turma do Centro-Oeste foi deslocada para o Grupo B. E o Cuiabá, que jamais havia passado de fase, obteve seu inédito acesso. Já o Vila Nova é o único clube que subiu pelo Grupo A em 2015 e pelo Grupo B em 2013. Na próxima temporada, os grupos poderão ser completamente mudados, uma vez que já há nove nordestinos e dois nortistas. Restam mais quatro clubes que serão rebaixados da Serie B.

Confira os acessos da Série C separados por grupos:

2012

Grupo A: Icasa-CE e Paysandu

Grupo B: Oeste-SP e Chapecoense-SC

2013

Grupo A: Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Santa Cruz-PE

Grupo B: Vila Nova-GO

2014

Grupo A: CRB-AL e Paysandu-PA

Grupo B: Macaé-RJ e Mogi Mirim-SP

2015

Grupo A: Vila Nova-GO

Grupo B: Tupi-MG, Londrina-PR e Brasil-RS

2016

Grupo A: ABC-RN

Grupo B: Guarani-SP, Juventude-RS e Boa Esporte-MG

2017

Grupo A: Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e CSA-AL

Grupo B: São Bento

2018

Grupo A:

Grupo B: Botafogo-SP, Operário-PR, Cuiabá-MT e Bragantino-SP

PB Esportes com srgoool.com.br

Foto: Yure Gomes\cortesia

Envie informações à Redação do PB Esportes por meio do Whatsaap através do telefone (83)996550823.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem citar a fonte PB Esportes. Textos, fotos, artes e vídeos do PB Esportes estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Deixe um comentário