Campeões por competência

São Paulo e Sport Lagoa seca fazem a grande final da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. O título será história porém, a maior conquista foi a 10 (dez) meses atrás quando eles se planejaram criando organização. Meus amigos… fico tão quanto vocês admirado da regra dos dirigentes que só falam e só vêem dificuldades.

Estamos a 10 (dez ) meses da próxima competição e eu pergunto aos senhores… algum clube já está se movimentando para fazer uma boa competição em 2020 ou na regra dos fatos vão deixar os lamentos para semana de estreia falarem das dificuldades?

O que mais nos deixa surpresos é saber que os dirigentes das equipes só tomam conhecimentos das taxas, das inscrições, das alimentações, dos transportes, dos pagamentos aos funcionários e atletas na véspera ou durante o campeonato.

A surpresa deles com tudo isto é tão grande que só lhes restam dizer “as dificuldades são grandes”. Quanta inocência. E parabéns ao são Paulo e o Sport que não foram inocentes.

Vitória da organização também na Segunda Divisão

Ainda não foram definidas as duas vagas na elite do nosso futebol para 2020. Estamos na fase de definições na fase semifinal. Nesta temporada o aspecto “organização” já é o grande vencedor da competição.

Dentro dos seus limites e suas capacidades, os quatro finalistas deixaram bem claro que houve um bom planejamento e lógico, consequentemente gerou a organização. Dos quatro podemos destacar Queimadense e Confiança que mesmo dentro de tantas e quantas dificuldades realizaram um bom planejamento com os pés nos chão e chegaram.

Por outro lado e com um pouco de fôlego vindo de apoio patrocínio São Paulo Crystal e Sport Lagoa seca não desperdiçaram o que tinham. Cada um no seu limite porém em comum o planejamento para gerar a organização, as quatro já são exemplo e considerem marco de campeão. Parabéns pela organização.

O FUTEBOL E O LADO ESQUECIDO

O futebol assim como todos os produtos deve ser “Segmentado”. Através da segmentação a marca ( no caso os clubes) trabalham focados no alvo a ser alcançado em cada canal. No futebol atual, os clubes focam e dirigem as suas ações de Marketing com muita força já que o seu maior canal vive a era digital, porém esquecem (é regra) que existe um determinado público (canal dentro do segmento) que não acompanha este mundo tecnológico e que tem um “perfil” muito importante a darem aos clubes.

Eles pagam a vista seus produtos, compram seus ingressos a preços cheios, por muitas das vezes pegam coletivos e provam seu amor a cada disputa. Este público tem idade adulta até terceira idade e estão nas feiras livres, no pequeno comércio varejista, nos ambulantes e muitos nos autônomos.

Eles não acompanham os integram do seu clube e nem a sua fanpage ou sites, mas quando o assunto é o seu time de coração ele mete a mão no bolso e paga. Mas, infelizmente a regra é clara nos clubes a de que este público é o lado esquecido do futebol.

O CAMINHO CERTO

É muito comum no futebol os clubes ficarem a lamentar as dificuldades e protocolar a solução para quando encontrar uma solução, porém futebol é muito mais que resultados. Ao ver os clubes paraibano já anunciando seus treinadores e buscando caminhos e nomes para contratações assim como já fizeram com seus anúncios dos treinadores no caso de treze, campinense e botafogo mostram que estão no caminho correto do programa. O momento é de organizar e planejar para que possam por em prática o mais breve possível e acima de tudo, quando se inicia cedo os trabalhos com planejamento, as possibilidades de bons resultados são bem maiores. Ou seja, segue a linha de “Quem cedo madrugada, Deus ajuda”

Qual o destino de Piza no Botafogo-PB?

O Botafogo decide no dia de hoje o destino de seu treinador Evaristo Piza. Se de um lado parte da direção é favorável à sua permanência, pelo lado do torcedor parte mais forte é a sua saída. Mas, vamos… Os números de Piza são positivos? Sim! Com certeza os melhores números tempo e resultado dentro desta década sem dúvidas nenhuma. Com ele o Botafogo voltou “naturalmente” a vencer fora de casa coisa que o torcedor não vai lembrar de alguém tenha estes feitos fora dos domínios.

Ele está no nível TOP dos treinadores do nordeste? Sim! Se alguém foi destaque aqui no nordeste nos últimos tempos não eram da nossa região e os do nordeste que tiveram bons números foram em curto prazo e quem garante que terá ou teve a regularidade do Piza? Ele perdeu o controle da equipe? Não.

Os fatos ocorridos extra campo e que impossibilitaram ele de usar alguns em algum jogo já foi assumido pela direção às punições impostas. Ou seja, fora de campo é fora de campo dentro eles tem as cobranças naturais. É um bom leitor de desempenho nos jogos? ( leitura) Sim! E talvez uns dos melhores que vi. Na máxima que treinador não joga e que terá as lições acontecidas para torna las positivas eu diria… Piza sim! Vamos lá e de diga algo contrário?