jhony-bezerra-publicidade2
FABIO-PUBLICDADE-HORIZONTAL-min
PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
publicidade-horizontal
Foto: pbesportes.net

O Campinense é o primeiro finalista da Série D de 2022. A vaga foi confirmada neste sábado, depois que a Raposa transformou o 1 a 1 do jogo de ida da semifinal em uma vitória por 3 a 1 em casa sobre o Atlético-CE, selando a vaga na decisão. O rival segue indefinido, com ABC e Aparecidense se enfrentando amanhã por essa última vaga na final, que será a quarta vez que um time paraibano disputa um título nacional.

A primeira final nacional de um clube paraibano foi justamente com o Campinense, em 1972, quando os rubro-negros enfrentaram o Sampaio Corrêa na decisão da Série B daquele ano. Naquela oportunidade, o time tinha sido líder do seu grupo na primeira e na segunda fase, eliminando equipes como América-RN, Ferroviário e CSA. Na final, empate em 1 a 1, com vitória maranhense por 5 a 4 nos pênaltis.

PUBLICIDADE
Foto: pbesportes.net

A próxima final com time paraibano só voltaria a acontecer 41 anos depois, em 2013, quando o Botafogo-PB faturou o primeiro título nacional do estado, superando o Juventude na decisão da Série D daquele ano. O clube foi líder do seu grupo na fase inicial, à frente dos tradicionais Sergipe e CSA. No mata-mata, Central, Tiradentes-CE e Salgueiro ficaram pelo caminho antes da derrota por 2 a 1 e da vitória por 2 a 0 na decisão contra os gaúchos.

Cinco anos depois, outro paraibano chegaria à decisão da Série D: o Treze, completando o ciclo dos três grandes clubes do estado. Na edição 2018 do torneio, o Galo saiu invicto da fase de grupos e eliminou URT-MG, Iporá-GO, Caxias e Imperatriz antes da final, na qual perdeu por 3 a 0 e venceu por 1 a 0, ficando com o vice para o Ferroviário.

Nesse meio tempo, porém, o Campinense também conseguiu outro feito importante, chegando a duas finais de Copa do Nordeste, sendo campeão em 2013, sobre o ASA, e vice em 2016, frente ao Santa Cruz. O Botafogo também foi a uma final, em 2019, quando perdeu para o Fortaleza.

Finais nacionais da Paraíba

Série B 1972 – Sampaio Corrêa-MA (5) 1×1 (4) Campinense-PB
Série D 2013 – Juventude-RS 2×1 Botafogo-PB | Botafogo 2×0 Juventude
Série D 2018 – Ferroviário-CE 3×0 Treze-PB | Treze 1×0 Ferroviário

PB Esportes com informações de Vitor Aguiar\ NE45

PUBLICIDADE