Foto: pbesportes.net
AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)
Sebastião
PROJETO-GILNEY-2
Foto: pbesportes.net

No Z4, Atlético-CE tem mais de 90% de chance de queda

A apenas oito jogos do fim da 1ª fase da Série C, algumas equipes já começam a ver sua vida mais definida na competição. Na briga de cima, ABC e Botafogo-PB já podem encaminhar sua classificação em breve, enquanto o Atlético-CE e o Floresta vivem situação complicada no Z4.

Hoje, essa situação já se reflete nos números. Segundo o portal especializado Chance de Gol, o Elefante já passou dos 90% de chance de ida à fase decisiva do torneio, ao lado de Mirassol e Paysandu. Do outro lado, a Águia é o único time com mais de 90% de chance de queda.

PUBLICIDADE

A briga pela classificação na Série C

Segundo o Chance de Gol, a marca de 30 pontos dá a segurança de 95% de chances de garantir a vaga final no G8. Quem está mais perto disso é o líder Mirassol, que tem 23 anos. Entre os nordestinos, o melhor time é o ABC, 3º colocado, com 21 pontos.

O time tem 96,6% de chance de classificação. Assim, o Elefante precisa de apenas três vitórias nessas oito rodadas finais para avançar. O Botafogo-PB aparece logo depois, em 4º, com 20 pontos. O Belo tem 86% de chances de garantir a vaga e precisa de 10 pontos pela garantia.

Mas também é possível garantir a vaga com menos que 30 pontos. Hoje, a marca de 29 pontos dá 80% de probabilidade de classificação, contra 50% aos times que encerrarem com 28 pontos.

Quem conseguir essa classificação dentro do G8 da Série C, precisa passar por uma fase de grupos com dois quadrangulares para garantir a vaga na Série B de 2023.

A briga contra o rebaixamento à Série D

Do outro lado, a luta contra o Z4 também segue disputada. Segundo o Chance de Gol, para ter 95% de probabilidade de permanência na Série C, os times precisam de 22 pontos. Atlético-CE (9), Confiança (10) e Floresta (11) aparecem no Z4 e precisam buscar essa marca para escapar.

E essa situação entre os últimos também complica as probabilidades desses times. A Águia tem 91,1% de chance de queda; o Verdão, 73,1%; e o Dragão, 55%. Vitória, Campinense e Ferroviário também vivem uma luta direta na parte de baixo.

E também é possível conseguir a permanência com uma pontuação menor. Encerrando o torneio com 21 pontos, os times tem 80% de chances de se manter na Série C; com 20 pontos, essa chance cai para apenas 50%.

E agora?

Na briga para atingir essas pontuações tão importantes para os seus objetivos na Série C, os times voltam a campo neste fim de semana de São João. Falando das nove esquadras nordestinas, a 1ª a entrar em campo é o Atlético-CE, que visita o Ypiranga-RS no sábado.

No mesmo dia, ABC e Confiança se encontram em Natal, enquanto Altos e Vitória jogam no Piauí. No domingo, o Campinense visita o São José-RS e o Botafogo-PB recebe o líder Mirassol. Por fim, o Ferroviário recebe um confronto cearense com o Floresta.

PB Esportes com informações Vitor Aguiar\ NE45

PUBLICIDADE