PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
Foto: Gustavo Rovaris

Um show nas piscinas, pistas e quadras. Foi assim a participação da Paraíba na segunda etapa das Paralimpíadas Escolares Norte-Nordeste 2022. A competição foi encerrada nesta sexta-feira (26), em Natal-RN.

Com início na última segunda-feira (22), o evento contou com nove estados em busca das primeiras colocações, mas também, acima de tudo, promovendo a inclusão social através do esporte. E o que se viu na capital potiguar foi um show de civilidade e companheirismo.

PUBLICIDADE

A Paraíba competiu com a segunda maior delegação das Paralimpíadas, contando com 82 pessoas entre atletas, treinadores e staff, e o desempenho da equipe foi muito bom. Segundo lugar na bocha, terceiro no atletismo, quinto na natação e, na classificação geral da competição, um segundo lugar, só ficando atrás do Pará. Pernambuco foi o terceiro colocado.

“Nós sempre brigamos pelo primeiro lugar, mas dessa vez não deu. De toda forma, fomos o melhor estado do Nordeste nos jogos. Muito orgulho dos nossos atletas e professores”, destacou o técnico Gilmar Araújo. Ao todo, foram 104 medalhas.

Para a treinadora Fátima Dantas, o próximo passo, para que a Paraíba se mantenha se destacando em nível nacional, é se dedicar ainda mais aos treinos. “Medalhas são boas, confirmam nosso trabalho, mas também nos forçam a mantermos o foco e treinarmos forte”.

Boa parte dos atletas que participaram da competição é fruto do programa ‘Paraíba Paralímpica’, espalho por 41 pólos do estado. Os melhores classificados da etapa Norte-Nordeste agora se preparam para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, que acontecerá em novembro, em São Paulo.

“Não tenho dúvidas que vamos chegar fortes no Brasileiro depois dos ótimos resultados que tivemos no regional. A Paraíba sempre entra pra ganhar”, disse Zezinho do Botafogo, Secretário de Juventude, Esporte e Lazer do estado da Paraíba.

Confira a classificação geral e quadro de medalhas da Paraíba:

Classificação Geral:
1 – Pará: 39pts.
2 – Paraíba: 24pts.
3 – Pernambuco: 23pts.
4 – Ceará: 21 pts.
5 – Maranhão: 21 pts.
6 – Sergipe: 18 pts.
7 – Rio Grande do Norte: 17pts.
8 – Bahia: 10pts.
9 – Alagoas: 7pts.

Medalhas da Paraíba:

  • Atletismo: 59 ouros, 14 pratas e 4 bronzes
  • Bocha: 6 ouros e 2 bronzes
  • Natação: 11 ouros, 3 pratas e 5 bronzes

PB Esportes com informações de Gustavo Rovaris

PUBLICIDADE