PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
FABIO-PUBLICDADE-HORIZONTAL-min
Foto: Gabriella Tayane/Unifacisa

O basquete Unifacisa escreve mais um importante capítulo na história do esporte paraibano, garantindo o primeiro lugar no Grupo D da Sul-Americana. O time de Campina Grande recebeu a equipe do Tigrillos de Medellín, na noite desta segunda-feira, marcando o encerramento do grupo sediado na Arena Unifacisa.

Após grande vitória na noite de ontem, contra o San Jose do Paraguai, pelo placar de 85 a 72, a Unifacisa só precisava vencer o time colombiano nesta segunda para assegurar a classificação para o Final 8 da competição, etapa de mata-mata que reúne os 8 melhores times do campeonato. Isto porque com o empate triplo entre Unifacisa, São Paulo e San Jose, todos com 2 vitórias e 1 derrota, o desempate passa a ser o saldo de cestas, apenas entre as equipes empatadas. Desta forma, graças à diferença de 13 pontos construída no jogo contra o San Jose, a Unifacisa garantiria a classificação vencendo o Tigrillos.

PUBLICIDADE

E foi isso que aconteceu, o time comandado por César Guidetti entrou em quadra uma última vez pelo Grupo D e venceu de forma dominante a jovem equipe de Medellín pelo placar de 99 a 64. O resultado histórico coloca a Unifacisa como a primeira equipe do Nordeste a passar para a segunda fase da Liga Sul-Americana, além disso, o placar garantiu não só a classificação como também o primeiro lugar do grupo.

O técnico César Guidetti fez uma boa rotação de seus jogadores, que dividiram bem os minutos de quadra. O Tigrillos não conseguiu repetir a boa atuação que teve nos primeiros quartos das partidas anteriores, a equipe colombiana esbarrou na forte defesa paraibana e anotou apenas 11 pontos, contra 27 da Unifacisa. No segundo quarto a Unifacisa ampliou ainda mais sua vantagem, com 90% de aproveitamento nos arremessos de 2 pontos, a equipe repetiu a parcial do primeiro período e foi para o vestiário com 32 pontos a frente no placar.

Na volta do intervalo a partida seguiu tranquila para a Unifacisa, que teve o controle do jogo anotando parciais de 24 a 14 no terceiro período e de 21 a 28 na etapa final, com destaque para Antônio, cestinha da partida com 24 pontos, 7 rebotes e 30 de eficiência.

“Primeiro objetivo alcançado, nos classificamos entre os 8 melhores da América do Sul, temos muito orgulho da história que estamos construindo e de estar representando a Paraíba nessas quartas de final. E o nosso objetivo é seguir fazendo história pela Unifacisa, todos estão com essa mentalidade forte e com muito orgulho de vestir a camisa da Unifacisa, da Paraíba e de poder mostrar para o mundo que Campina é grande”, comentou o técnico da Unifacisa, César Guidetti.

Com a classificação inédita, a Unifacisa segue para a próxima fase da Liga Sul-Americana, que tem início previsto para 29 de novembro. O time de Campina agora tem que voltar suas atenções rapidamente para o NBB, a equipe embarca já nesta quarta-feira, 26, para o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Flamengo pela terceira rodada do Novo Basquete Brasil. A partida terá transmissão ao vivo pela Sport Tv.

PB Esportes com informações da Ascom\Unifacisa

PUBLICIDADE