AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)
Sebastião
PROJETO-GILNEY-2

No dia 11 de março de 1950, na então arborizada e tranquila cidade de João Pessoa, precisamente no Bairro da Torre, antigo celeiro de craques de futebol, nasceu Evandro Gomes da Silva, o popular ponta esquerda “Vandinho”.

PUBLICIDADE

Ainda garoto o nosso homenageado foi descoberto como uma revelação com a bola nos pés, e logo foi levado para jogar no Santos Futebol Clube, equipe de nossa capital que era comandada pelo desportista Valter Marsicano, o saudoso “Tereré”.

Possuindo um futebol inteligente, objetivo e ofensivo, despertou a atenção das equipes denominadas grandes, e em fevereiro de 1972 ele deixou o Santos Futebol Clube e estreou com a camisa de número 11 do glorioso Galo da Borborema. Vandinho, ao lado de jogadores talentosos como Assis Paraíba, Josa, Haroldo e Adelino, conseguiu realizar excelentes campanhas pelo time do Treze Futebol Clube, chegando a ser o artilheiro do campeonato estadual de 1973 com a marca de 17 gols. O título de campeão só não foi conseguido naqueles anos por causa da performance do Campinense Clube.

No início de 1975, Vandinho foi negociado com o Paysandu Sport Club, equipe tradicional de Belém do Pará, onde fez uma excelente temporada sagrando-se vice campeão daquele estado. Ainda hoje ele é lembrado pelos torcedores do Papão do Curuzú da terra da charmosa Fafá de Belém.

Na temporada seguinte, Vandinho realizou um sonho antigo em sua vida: vestir a camisa do Botafogo-PB, sagrando-se tri-campeão estadual com as conquistas seguidas de 76, 77 e 78.  Nos anos de 79 e 80 ele foi vice-campeão do estado. Foram anos de muita alegria e vitórias na Maravilha do Contorno.

O hábil ponteiro esquerdo também jogou com as camisas do Fortaleza, Sampaio Correia, Ceará, Auto Esporte e Nacional de Patos. Em todas essas equipes ele não decepcionou, ao contrário, contribuiu com os seus dribles curtos, chutes fortes e principalmente com os cruzamentos precisos e certeiros.

Com a camisa tricolor do Santa Cruz de Santa Rita, cidade em que residiu por vários anos, Vandinho pendurou as suas famosas chuteiras, jogando com amigos e também experientes companheiros como o volante Vavá, ex Campinense Clube.

A nossa crônica esportiva, em especial o narrador Eudes Moacir Toscano, carinhosamente apelidou o nosso homenageado de Renato Aragão, em virtude de sua compleição física lembrar muito o comediante global, que naquela década fazia muito sucesso na televisão. E para a nossa alegria “Vandinho”, que hoje reside no bairro do Geisel, compareceu ao II Encontro dos Desportistas Paraibanos, abraçando e sendo fotografado por muitos.

Para nós torcedores, desportistas e cronistas paraibanos, ficou a certeza de que Evandro Gomes da Silva, o popular “Vandinho”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

PUBLICIDADE