PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
FABIO-PUBLICDADE-HORIZONTAL-min

O futebol parou em todas as principais ligas nacionais da Europa por conta da pandemia do novo coronavírus e nenhuma ainda retornou – Holanda, França e Bélgica nem terão o encerramento dos atuais campeonatos. Contudo, a Uefa, a entidade máxima do futebol no continente, quer começar a planejar as competições de clubes da próxima temporada.

Em uma carta enviada às 55 federações que fazem parte da Uefa, o presidente da entidade, o esloveno Aleksander Ceferin, afirmou nesta terça-feira que qualquer liga que cancelasse a sua temporada precisaria definir até o dia 25 de maio as equipes classificadas para a próxima edição das competições de clubes continentais – Liga dos Campeões e Liga Europa.

PUBLICIDADE
“As federações e ligas nacionais devem comunicar à Uefa até 25 de maio de 2020 o recomeço previsto das suas competições nacionais, incluindo a data do recomeço e o formato de competição”, pediu a entidade aos seus membros.
Para isso, o Comitê Executivo da Uefa realizará a sua próxima videoconferência em 27 de maio, quando pretende tomar uma decisão sobre as competições europeias desta temporada e se poderão ser concluídas em agosto. A entidade prefere que sejam terminadas em campo, mesmo com um outro tipo de disputa, do que ser canceladas.
Foi acordado que as associações podem cancelar a sua temporada apenas se os governos impedirem a realização de eventos esportivos – casos de França e Holanda – ou “problemas econômicos insuperáveis” arriscarem a “estabilidade financeira de longo prazo” de competições e clubes nacionais. O futebol foi interrompido pela pandemia da covid-19, com a disputa da Eurocopa de 2020 adiada para o próximo ano.
PB Esportes com informações do  Estadão Conteúdo
Foto:  Oscar del Pozo/AFP
PUBLICIDADE