PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
Foto: Luciano Ribeiro

O projeto “Agosto das Juventudes” foi iniciado nesta sexta-feira (12), com uma solenidade no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Na oportunidade, foram assinados dois editais, sendo um que visa realizar o Festival Literário Juventude nas Letras e outro consolidando um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

O Agosto das Juventudes realizará ações voltadas para o segmento em todo o estado da Paraíba durante este mês; e terá como uma das novidades, neste ano de 2022, o Projeto Juventudes na Vila, no qual 500 alunos da rede estadual de ensino conhecerão todas as dependências da Vila Olímpica Parahyba, como também participarão de palestras com professores e desportistas que fazem parte do complexo. Na Vila, os alunos estarão a partir da segunda-feira (15), durante uma semana, tendo contato direto com modalidades esportivas.

PUBLICIDADE

“A Vila Olímpica Parahyba, que é, além de tudo, um espaço de transformação social por meio do esporte, é uma escola de formação de atletas de alto rendimento e todo jovem aqui do estado merece conhecer as suas instalações. E o objetivo do Juventudes na Vila, além da prática esportiva é democratizar o acesso aos jovens, que ainda não tiveram oportunidade de estarem lá”, disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo.

Sobre o edital de cooperação entre SEECT e Sejel, a missão é desenvolver e implementar projetos, por meio de uma educação contextualizada que promova a inserção do jovem no mercado de trabalho. “Além disso, trabalhará a iniciação científica e tecnológica, gerando reais oportunidades à juventude paraibana”, destacou Madu Ayá, secretária executiva de Juventude.

“No calendário de atividades deste Agosto das Juventudes, é altamente válido também destacar o Festival  Literário, que terá premiação em dinheiro para aqueles que poderão concorrer de acordo com edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado, escrevendo: poesias, cordéis, contos e crônicas. O Agosto das Juventudes é um esforço coletivo de várias secretarias e órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado”, concluiu.

Marcaram presença na solenidade o secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim; o major Elmer, representando o Comando Geral da Polícia Militar (PM); o secretário executivo da Ciência e Tecnologia; Rubens Freire; o presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Pedro Santos; secretário executivo do Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, além da gestora da Espep, bem como alunos da rede pública de ensino. A abertura contou com a apresentação de voz e violão de Natan Guerra, aluno da Escola Estadual Alice Carneiro.

PB Esportes com informações da Ascom\ Sejel

PUBLICIDADE