Foto: Divulgação
AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)
Sebastião
PROJETO-GILNEY-2
Foto: Divulgação

Com uma população não maior que a metade de Selhurst, você não esperaria encontrar uma conexão com o Crystal Palace em Cruz do Espírito Santo, um pequeno vilarejo na ponta leste do nariz do Brasil.

São 4.500 milhas entre a SE25 e o Estádio Municipal O Carneirão, mas lá jogam jogadores de futebol usando um quase brasão do Palace para um time chamado São Paulo Crystal.

PUBLICIDADE

Formado em 2008 como Lucena Sport Clube, o São Paulo Crystal foi renomeado em 2017, quando Múcio Fernandes assumiu a presidência. Ao fazer isso, ele renomeou Lucena para São Paulo Crystal, homenageando tanto o São Paulo Futebol Clube, com sede a 1.600 milhas de distância, quanto o Crystal Palace.

O escudo do time é baseado no do Palace, com uma águia em uma bola em um escudo circular, muito parecido com o logotipo da Palace for Life Foundation, e eles jogam com as cores de São Paulo.

Além disso, as conexões parecem parar. Então, por que um clube brasileiro homenageou o Palace? Diretor Executivo de Futebol Arthur Ferreira tenta explicar.

“O Presidente do Clube, Sr. Múcio Fernandes, já tinha uma ligação com o futebol”, diz. “O negócio da família, um engenho de cachaça – típico destilado brasileiro – do qual o presidente é sócio, tinha um time de futebol amador desde 1965, batizado em homenagem a São Paulo.

Múcio Fernandes ( Foto: divulgação)

“Além disso, a empresa também tinha um projeto social, onde crianças e adolescentes de famílias carentes participavam de aulas de futebol, projeto que existe até hoje.

“Em 2017 surgiu a oportunidade de adquirir o Lucena, então, ao adquiri-lo, o presidente Múcio Fernandes teve a ideia de homenagear dois clubes, o São Paulo Futebol Clube, tradicional clube do Brasil, e o Crystal Palace da Inglaterra.”

Por quê?

“Em 2002, em visita à Inglaterra, o presidente Múcio Fernandes foi assistir a uma partida do Crystal Palace. A partir daí, passou a admirar o time inglês e a acompanhar os jogos pela televisão.

“Com a homenagem ao Crystal Palace no nome do clube, a diretoria também teve a ideia de homenageá-los também através do escudo. Aliás, a homenagem está descrita no estatuto do nosso clube”.

Ferreira não se engana, ao ler (em tradução) o estatuto do clube de 2017: “[O nosso nome] tem origem numa homenagem a dois grandes clubes do futebol mundial, tanto pelos seus feitos como pela força que os adeptos e equipas representam no cenário mundial .

“O primeiro é o São Paulo F.C… O outro é o grande clube inglês Crystal Palace F.C, uma associação centenária, vencedor de dois títulos da Segunda Divisão Inglesa, uma FA Youth Cup e vice-campeão da acirrada FA Cup. Estas duas equipas, modelos de excelência no futebol, gestão e divulgação da modalidade para o mundo, inspiraram a criação da equipa.”

Fernandes é adepto do Palace, diz Ferreira, “tendo-se apaixonado pelo clube”, mas nenhum outro staff o visitou ainda. “Queremos muito conhecer o clube que deu origem ao nosso nome e escudo. Esperamos um dia poder conhecer a estrutura do clube e, quem sabe, fazer parcerias para o desenvolvimento do nosso clube e trocar promessas do futebol brasileiro.”

Embora a ligação possa ser um pouco tênue, a paixão do São Paulo Crystal pelo Palace ainda é profunda.

Ferreira diz: “Acompanho muito os jogos da Premier League. O Crystal Palace está em alta – apesar de estar no meio da tabela, vem desenvolvendo um bom futebol. Nessa temporada, vemos um time mais ofensivo, que não fica só defendendo, proporcionando um futebol melhor. Acredito que nesta temporada o Crystal Palace tenha mais chances de estar na parte de cima da tabela.

“Temos uma ideia de modelo de negócio inspirada no Crystal Palace. Somos um clube novo, mas já temos um projeto de construção de um novo centro de treinamento, com equipamentos modernos para o desenvolvimento da equipe profissional e das categorias de base. Também buscaremos a certificação do clube formador junto à Confederação Brasileira de Futebol – CBF, para que possamos nos tornar um grande centro de treinamento de jovens atletas.”

Fonte: https://www.cpfc.co.uk/news/features/meet-brazilian-football-club-sao-paulo-crystal-based-on-crystal-palace/2022-12-01/

PUBLICIDADE