Ad
PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)
Início Xadrez Brasileiro Sênior de Xadrez em João Pessoa vai definir os classificados para...

Brasileiro Sênior de Xadrez em João Pessoa vai definir os classificados para o Mundial

Ad
Foto: Divulgação

João Pessoa-PB vai sediar pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Brasileiro Sênior de Xadrez 2023. O evento vai reunir os melhores enxadristas do Brasil de 17 a 20 de agosto, no hotel Litoral, em Cabo Branco, quando serão definidos os campeões e os representantes brasileiros para o Campeonato Mundial, em novembro, na Itália.

Ad
PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)

O presidente da Federação da Paraíba de Xadrez (FPBX), Marcelo Urquiza, disse que o estado se sente muito honrado em ser mais uma vez o anfitrião do maior evento brasileiro da categoria. “É uma honra para a federação e o estado sediar novamente esse grande evento e juntos com a CBX, congregar essa importante categoria de jogadores para fazer o maior Campeonato Brasileiro Sênior já realizado no país”, afirmou Urquiza.

De acordo com o dirigente, a Paraíba possui um grande número de jogadores nessa faixa etária dos mais de 50 anos e mais de 65 anos, e dará sua contribuição para tornar bastante competitivo o campeonato nacional. Entre eles o próprio Marcelo Urquiza, que é Mestre Nacional, e que foi vice-campeão brasileiro em 2022, na categoria +50. Francisco Dantas também foi um dos destaques paraibanos em 2022.

A expectativa de participantes para este ano é de 50 enxadristas de todas as regiões do Brasil, quebrando a marca de 37 em 2022. Um grande nome do xadrez brasileiro já confirmou presença, é o atual campeão sul-americano, o GM Darcy Lima, do Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro Sênior 2023 será realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Os jogos serão disputados no sistema de festival nos estilos Blitz, Rápido e Clássico, no Absoluto e Feminino. A premiação total será de R$ 4.800,00 e as inscrições podem ser realizadas através do site da cbx.org.br.

Segundo o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, a Paraíba tem tradição nos eventos desta categoria e repetirá o sucesso das edições anteriores. “João Pessoa, por ter uma tradição muito grande nos eventos desta categoria, já é a garantia de sucesso em número de participantes, organização e nível técnico, principalmente quando se trata de uma competição que vai definir os campeões brasileiros e os nossos representantes no Mundial”, destacou o dirigente.

PB Esportes com Ascom

AdTorcedor do futebol da Paraíba, ajude o Pbesportes a seguir em frente com um jornalismo esportivo de qualidade. Doe qualquer quantia no pix da solidariedade: 83996550823