A CBF divulgou nesta sexta (13) as diretrizes da Copa do Brasil de 2027 e 2028 e trouxe uma mudança importante na forma como os estados podem indicar seus clubes. A principal novidade é que federações que têm até três vagas passam a poder destinar uma delas para um torneio seletivo ou copa estadual. Antes, em 2026, essas vagas vinham apenas do campeonato estadual.
Na prática, isso abre espaço para que federações ranqueadas entre a 15ª e a 27ª no Ranking da CBF, que geralmente só têm direito a três vagas, também indiquem um time por meio de copa local.
Um exemplo citado é a Paraíba, que vai voltar com a Copa Paraíba e dar ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2027, encerrando a disputa recente sobre quem ficaria com essa terceira vaga.
Vale lembrar que, desde 2026, a Copa do Brasil passou a ter 126 participantes e cada estado já tem garantido no mínimo três clubes no torneio.
PB Esportes com informações de Futebol Energia 97









