AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)
Sebastião
PROJETO-GILNEY-2

Terra do Maior São João do Mundo, a cidade de Campina Grande tem agora mais um motivo de orgulho para sua população: um representante na elite do basquete nacional. Campeão da Liga Ouro 2019 após uma campanha memorável, o Basquete Unifacisa conquistou, junto com o título, uma vaga para disputar o maior campeonato da modalidade do País, o Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada 2019/20. Criado em 2012, o time paraibano acumulou títulos como o hexacampeonato paraibano e a Supercopa do Brasil em 2017, até se consolidar com a conquista da Liga Ouro neste ano. Idealizador do projeto e diretor da equipe, Diego Gadelha diz que a meta, desde o início, foi atingir a divisão de elite do basquete nacional.

“Inicialmente, o projeto veio da necessidade de oferecer aos alunos da Unifacisa e da comunidade acadêmica a prática de esportes. Então surgiu o ‘Facisa em Movimento’, que contemplava a prática de diversos esportes, como futsal, vôlei, handebol e o basquete. Juntamente com Eduardo Schafer (atual técnico do Basquete Unifacisa), que era o nosso coordenador de esportes na época, decidimos investir em uma equipe profissional de basquete, com o sonho de um dia levar Campina Grande até o NBB. Tudo isso foi possível graças ao apoio do empresariado local, ou seja, nossos patrocinadores, que viabilizaram o projeto e fizeram que nosso sonho alcançasse esse patamar de sucesso”, diz o diretor.

PUBLICIDADE

Diego Gadelha destaca a identificação da torcida da Paraíba com a equipe, principalmente após a histórica conquista da Liga Ouro sobre o São Paulo, em pleno Ginásio do Morumbi, em uma série de playoffs finais de tirar o fôlego. “Foi a maior conquista da história dos esportes coletivos da Paraíba, pois ter um time do estado na primeira divisão é algo que não acontecia há muitos anos. A decisão contra o São Paulo foi a final dos sonhos, pois é uma das grandes equipes esportivas do mundo. Empatar a série em 2 a 2 e ganhar lá dentro tornou tudo ainda mais épico. E o reconhecimento de Campina Grande, recebendo o time que desfilou em carro aberto, fazendo sinais de vitória das janelas, calçadas e mostrando o orgulho pela equipe, significa uma realização muito grande”, completa.

Para o técnico Eduardo Schafer, comandante da campanha vitoriosa do Basquete Unifacisa, todo o esforço ao longo do projeto foi recompensado com o título da Liga Ouro. “Sensação de dever cumprido, nós merecemos esse título por todo o trabalho que foi realizado desde o início. Foi um trabalho árduo, difícil, mas colhemos os frutos nessa final. O Nordeste, a Paraíba e Campina Grande merecem esse título. Só nós sabemos como foi duro, uma competição extremamente equilibrada. E fechar no Morumbi, com chave de ouro, nos deixa muito felizes. O basquete da Paraíba merece estar onde está”, comemora o treinador.

Foto: Divulgação/Unifacisa

PB Esportes com informações da Ascom\Unifacisa

PUBLICIDADE