PUBLICIDADE-HORIZONTAL-SEBASTIAO
FABIO-PUBLICDADE-HORIZONTAL-min
PUBLICIDADE MARE DISTRIBUIDORA HORIZONTAL-min (1)
Foto: Divulgação

Rotas especiais que apresentam as belezas e serras de Soledade, com direito a passaporte para ser carimbado e pontos para fotografia. A Prefeitura do município planeja a implantação do ‘cicloturismo’, uma tendência que tem ganhado cada vez mais força ao unir turismo, lazer e prática de esportes. 

O projeto já está em andamento e contará com a parceria de uma empresa privada, que mapeará os pontos, traçar as rotas e preparar os espaços que vão compor a experiência de quem escolher fazer um pedal enquanto conhece alguns lugares de Soledade.

PUBLICIDADE

O município já se destaca na Paraíba quando o assunto é ciclismo: Soledade sedia etapas da Maratona Cabra da Peste, que são válidas nacionalmente e tem a supervisão da Federação Paraibana de Ciclismo (FPC). Todo ano, ciclistas do país todo vão até a cidade e aproveitam as serras, que proporcionam vistas que se destacam em subidas íngremes.

As rotas traçadas serão autoguiadas, com sinalização intuitiva, de forma que o ciclista consiga informações de onde vem e para onde vai, percorrendo o caminho de forma independente e segura. Secretário de Turismo do município, Raphael Almeida ressalta que serão criados diferentes circuitos na zona rural, apresentando todo o potencial turístico da cidade.  “Vamos mostrar nossos biomas, paisagens, caatingas, nossa cultura, nossa história”, pontua.

O projeto também irá contemplar o empreendedorismo do município e suas potencialidades, incluindo a produção diversificada de queijo. Empreendedores e produtores rurais serão integrados nas rotas dos ciclistas, que poderão conhecer os ateliês e os diferentes tipos de laticínios feitos. 

O turismo científico pode entrar na rota. Soledade abriga a Fazenda Pendência, local que é referência na criação de ovinos e caprinos, além de pesquisa e melhoramento genético da palma forrageira, que têm o acompanhamento da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O local também possui projetos em andamento para se tornar um Centro de Vivência e Experiências e ofertar acomodações.

A área rural também foi palco da gravação da supersérie ‘Onde Nascem Os Fortes’, trama nacional que utilizou o local em Soledade. O município tem se destacado pela produção de filmes e o estímulo à sétima arte e conta com mais de 15 produções cinematográficas gravadas, a maioria realizada por artistas locais. 

PB Esportes com informações da Assessoria de Imprensa\ Soledade

PUBLICIDADE