Foto: Secom-PB
AnyConv.com__APOIE NOSSO TRABALHO (1)
PUBLICIDADE-JARBAS (2)
Sebastião
PROJETO-GILNEY-2
Foto: Secom-PB

A delegação da Paraíba conquistou a incrível marca de 142 medalhas na seletiva Norte/Nordeste das Paralimpíadas Escolares, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que foi encerrado nessa sexta-feira (11), em Belém (PA). Com o resultado final, o estado ficou como o melhor da região Nordeste e na segunda colocação no geral, atrás apenas do anfitrião Pará, que obteve 183.

O evento teve dois dias de duração, cujo objetivo foi selecionar os melhores índices visando as Paralimpíadas Escolares, que ocorrerão em São Paulo, de 27 de novembro a 2 de dezembro. A delegação paraibana, que contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), teve 100 integrantes.

Comparando com a participação de 2022, quando a competição foi realizada em Natal (RN), neste ano de 2023, os paraibanos obtiveram 38 medalhas a mais, nas três modalidades em disputa. A Paraíba conquistou 84 medalhas de ouro, 41 de prata e 17 bronzes. A modalidade de atletismo foi a responsável pelo quantitativo de 105 medalhas, enquanto na natação foram 25 e ainda 12 na bocha.

PUBLICIDADE

“Foi mais uma consagração para Paraíba no paradesporto, pois de todos os estados participantes das duas regiões (Norte e Nordeste), nosso estado ficou como o segundo geral em número de medalhas e ainda o melhor do Nordeste. Além disso, o avanço no segmento vem ocorrendo a cada ano, que foi superado o quantitativo de medalhas do ano passado, já que foram 104 e agora, 142”, disse Jean Klaud, chefe da delegação da Paraíba.

O secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim, que esteve presente no evento, parabenizou a delegação pela excelente marca. “De perto acompanhei a luta de cada um integrante da Paraíba em Belém, e não existe outra palavra a não ser gratidão pelo excelente desempenho. O Governo do Estado aposta no paradesporto  e deu todo apoio para que pudessem ir ao Pará e, agora, que venha a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que vão ser em São Paulo”, frisou.

Classificação Geral:
1 – Pará: 34pts.
2 – Paraíba: 29pts.
3 – Pernambuco: 22 pts.
4 – Rio Grande do Norte: 20 pts.
5 – Sergipe: 20 pts.
6 – Maranhão: 19 pts.
7 – Ceará: 18pts.
8 – Amapá: 11pts.
9 – Alagoas: 7 pts.
10 – Piauí: 3pts.

Medalhas da Paraíba:

– Atletismo: 60 ouros, 30 pratas e 15 bronzes
– Bocha: 9 ouros, 2 pratas e 1 bronze
– Natação: 15 ouros, 9 pratas e 1 bronze.

PB Esportes com informações Secom-PB

PUBLICIDADE